Membros do comitê orçamentário sabatinam propostas do SOCHUM

Por: Marcelo Rappaport

Propostas de outros comitês foram discutidas por delegados para saber se seriam aplicáveis

Dia foi de extrema importância para o comitê orçamentário. Como parte do processo regimental das Nações Unidas, membros da comissão foram a outros comitês avaliar a viabilidade orçamentária e administrativa de projetos propostos por outros comitês. Entre as sabatinas se destacam as ocorridas no SOCHUM, no SPECPOL e no Conselho de Segurança.

Com relação ao primeiro grupo, o tema foi a questão curda. Se destacam mudanças no pagamento dos fundos de ajuda humanitária e priorização dos mesmos, realização de uma conferência no Egito sobre o assunto e um canal de comunicação com os governos nacionais. Em fala após a sabatina, a representante da Noruega afirmou: “ Reconhecemos atitudes como essa, pois nossa nação prioriza a preservação cultural das minorias”.

Com relação ao SPECPOL o tema foi guerra civil no Sudão do Sul. As principais potências do mundo se comprometeram a realizar propostas simples, porém de grande impacto, como pedidos de ajuda humanitária para a população local e um apelo de paz e estabilidade no novo país africano.

Para finalizar, com relação ao comitê de segurança se aprovaram resoluções defendendo um menor uso de armas, conferências para se tratar sobre armamento e pedidos por maior diálogo entre os países.