Pequenos passos para uma grande resolução

Por: Oscar Nucci

Últimas sessões do SPECPOL se aproximam e dúvida sobre uma possível resolução persiste no comitê

Nesta quinta-feira (4) ocorrerá o penúltimo dia das discussões do comitê sobre a guerra civil no Sudão do Sul e os delegados já estão trabalhando em conjunto para apresentar uma resolução final em relação à situação trágica que assola o país africano.

O programa de trabalho tem 4 grandes tópicos: As questões humanitárias, a questão dos refugiados, consolidação do estado e o desenvolvimento interno.  Ontem começaram as discussões sobre o quarto subtópico de Questões Humanitárias, que discute a questão da segurança no Sudão do Sul.

Por mais que o SPECPOL ainda tenha muito o que discutir, as resoluções dadas até agora por todos os grupos foram pertinentes. Mesmo com alguns desentendimentos devido interesses entre grupos e delegados, ambos estão buscando formalmente um bom consenso.

Portanto, mesmo que a passos lentos, um grande futuro está sendo traçado para o país em questão e a solução para a guerra civil tem um grande potencial. Vale lembrar também que a resolução produzida pelo comitê será apenas recomendatória, ou seja, o que vai proceder após as sessões, depende da decisão do governo do Sudão do Sul de acatar ou não as recomendações.