EM BREVE


São Paulo - Brazil

Applications Deadlines

EM BREVE

Model United Natios
What is SPMUN?

     The SPMUN -São Paulo Model United Nations- is a MUN for High School and Graduate students, which aims to an immersive International Relations, Politics, Economy, Law and Journalism experience, at national and international level. This immersion happens through the simulation of committees, in which skills fundamental to the intelectual and social emancipation of the young are developed. Oratory, Rethoric, objetive research, persuasion, negotiation, work group, diplomacy, consensus and, above all, tolerance and empathy, are always involved in the discussions.

General Theme
Reivindicando esferas públicas

     A concepção de esfera pública, seja enquanto lugar de se vir à tona como indivíduo compromissado com o debate e o desenvolvimento coletivo, seja enquanto espaço de veiculação de comunicação, contestação e reivindicação, responde às demandas de um lugar que fornece espaço para jovens que buscam ocupa-lo, amplificadores para vozes que querem ser ouvidas, contato para uma geração que, mais do que nunca, precisa reconhecer e aceitar a pluralidade, e material para aqueles que querem transbordar guias. Reivindicar seu espaço no debate básico à democracia coloca-se, assim, como um reforço ativo no caminho de criação de uma cidadã global que consegue ver além de si, simpatizar-se, analisar, ver possibilidades, mudar. Nosso espaço não é o começo nem o fim do que quer que seja. Antes, se posiciona em uma realidade cuja mudança por um único evento seria um sonho simplista. É-se necessário, antes de mais nada, reconhecer essa posição, reconhecer as facetas do mundo externo, e reconhecer a parte importante que os acontecimentos de lá vão tomar no desenvolvimento do que quer que se dê adiante no mundo, no cenário político, no âmbito pessoal, na parte de construção do futuro. Reivindicar o espaço público não é - e nem tem como ser - uma diretriz fechada e já consolidada. Entender o tema, compreender seu encaixe no mundo, ajudar a montar sua correspondência às problemáticas atuais, tudo faz parte do próprio processo de análise crítica, de debate e de reação relacionado ao ambiente democrático que queremos ter e aos próprios sujeitos que vivem, veem e interpretam. Mobilizamos, assim, o SPMUN, de sua primeira à última participante, a algo a mais do que a própria política externa, o próprio comitê ou a própria função: o SPMUN, enquanto uma proposta de construção de esfera pública, mobiliza-nos todas a um fim coletivo.


Commitee
What is it?

     The committees are structured in different international organizations and offices, such as the UNSC (United Nations Security Council), or the UNHCR (United Nations High Commissioner for Refugees). Each committee shall debate a theme and will be responsible for the development and presentation of a solution to that matter at the end of the event. The discussions are mediated by a directory chair of volunteers, who are familiar with the theme and with SPMUN.

en_USEnglish
pt_BRPortuguês do Brasil en_USEnglish