FAQ

Eis algumas das dúvidas mais frequentes sobre o nosso evento! Se você não encontrar a sua dúvida abaixo, não hesite em entrar em contato conosco através do site ou das nossas redes sociais!

Os estudos para qualquer simulação sempre começam pela leitura do guia de estudos, elaborado através de muita pesquisa e cuidado pelos diretores do seu comitê. Esse é um ponto de partida que deve te dar a base necessária para uma compreensão geral do tema. Depois de lê-lo, busque entender mais aprofundadamente a relação da sua representação com o tema e reflita sobre qual papel você pode desempenhar no comitê. Não esqueça também de elaborar o seu Documento de Posição Oficial caso requisitado por seus Diretores. Ao escrevê-lo, surgirão naturalmente dúvidas que podem ser resolvidas através da pesquisa em sites confiáveis como o site oficial da ONU, o Facebook da CIA,  discursos de representantes e declarações em jornais. Não hesite em contatar seus diretores para pedir ajudar na pesquisa, eles têm experiência, conhecimento e já estiveram no mesmo lugar em que você está agora, portanto podem ajudá-lo em todas as questões desse tipo.

Alguns servidores de e-mail, como @hotmail e @outlook, estão recebendo nossos e-mails na caixa de spam. Por isso, pedimos para que você olhe sua caixa de spam. Caso não esteja, tente efetuar login e reenvie o código de verificação e novamente olhe seu e-mail e spam. Caso isso não mostre resultado, envie um e-mail para admin.sist@spmun.com

O SPMUN é uma simulação de organismos internacionais. Saiba mais clicando aqui.

Cada comitê representa algum organismo político, jurídico ou militar, internacional ou
nacional, onde se dá determinado debate. Os mais comuns são: Cortes (Tribunal Penal
Internacional, Supremo Tribunal Federal e Corte Interamericana de Direitos Humanos,
por exemplo), Gabinetes e Teatros de Operações (Gabinetes de Guerra e Gabinetes
Revolucionários, por exemplo), Órgãos do sistema ONU (Comitê de Desarmamento
e Segurança Internacional; Comitê Social, Cultural e Humanitário; Comitê Econômico
e Social, por exemplo), Órgãos econômicos multilaterais (Fundo Monetário
Internacional, por exemplo) e Blocos Regionais (União Africana, Organização dos
Estados Americanos, por exemplo)

Comitê individual são os comitês em que o processo de seleção é diferente do restante da delegação, ou seja, há a elaboração de application próprio. O SPMUN 2019 conta com 2 tipos de comitês individuais apenas, a imprensa e o comitê de impacto social. Caso você queira representar um país em que tem apenas um representante, não se caracteriza como comitê individual, para isso basta especificar na escolha de países.

O SPMUN é um evento sem fins lucrativos, então todo o dinheiro das inscrições é utilizado no evento. Provendo produtos e serviços que vocês, participantes, recebem. Entre estes: placas, pastas, blocos, banners, coquetéis e atividades. Além disso o SPMUN tem um programa de bolsas de estudo, uma parte do valor das incrições é destinado para que o evento seja mais plural e alcance cada vez mais jovens.

Para criar o ambiente de uma real reunião das Nações Unidas, incentivamos o uso de traje social. Lembrem-se que sentir-se confortável é primordial!

Em breve divulgaremos um post com fotos de delegadas e delegados de edições anteriores para ajudá-los(las) a encontrar as roupas perfeitas para o evento.

O tema geral da X Edição é “Dignificação da Vida”, isto significa que todos os comitês, de Ensino Médio e Superior, foram idealizados tendo em mente a proposta geral da edição, elaborada pelo Secretariado. Desta maneira, as discussões devem levar em conta essa ideia, também. Embora os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030, que foram o Tema Geral da edição passada não estejam nominalmente no nosso, isto não significa que não devem ser considerados; pelo contrário, para tornar os debates verossímeis e mais próximos das discussões das Nações Unidas, os diretores, delegados e a equipe também devem se guiar por estes, uma vez que, em 2019, ainda estamos no calendário proposto por essa agenda.

Após sua delegação receber o país, o chefe de delegação deverá alocar cada um dos membros nos comitês em que aquele país tem representação. Ou seja, a inscrição do SPMUN não é por comitê e, sim, por país.

Cada país possui um número de representações necessárias e, portanto, apenas as delegações com, no mínimo, esse número de membros pode conseguir esse país. A definição dos países será feita com base na correção do application da delegação e nas opções por ela colocada.

O SPMUN acontecerá nos dias 1 a 5 de julho de 2019 na Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM.

Não deixem de acompanhar nossas páginas!

O SPMUN recebe alunos e alunas do Ensino Médio de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. E desde 2017, passamos a receber alunos e alunas do Ensino Superior.

Sua dúvida não está aqui? Entre em contato conosco!

Entre em contato