O que são MUNs ?

Internacionalmente conhecidos como MUN (sigla em inglês para Model United Nations), os Modelos das Nações Unidas são eventos acadêmicos nos quais os participantes simulam reuniões de organizações internacionais, no caso com ênfase na ONU – Organização das Nações Unidas e seus órgãos coligados. Os eventos surgiram na Universidade de Harvard, em XX, se popularizaram entre os estudantes e ganharam o mundo. No Brasil as simulações chegaram no final da década de 90.

Durante os eventos, ocorrem debates sobre um tema previamente definido, nos quais cada participante assume a representação de um país, defendendo os interesses dessa nação sobre o assunto em questão. Ao final, espera-se que os participantes cheguem a uma proposta de resolução, um documento que aponta a melhor forma de lidar com a situação proposta.

No SPMUN outros modelos de simulação também são frequentes, como os comitês históricos, nos quais os participantes discutem questões ambientadas em tempos passados; comitês de congresso, que focam em discussões internas um determinado país; comitês de crise, criados para o debate de encaminhamento para situações emergenciais; e o comitê de imprensa no qual os participantes assumem a postura de repórteres e tem a função de acompanhar todo o evento.

Os comitê podem ser simulados em diferentes línguas, dependendo das características de cada simulação. Os debates mais tradicionais no Brasil ocorrem em português e em inglês

Para quem

No SPMUN podem participar alunos de ensino médio até ensino superior. Os comitês são separados entre ambas os perfis, mas os participantes de cursinho ou que estão no período entre a escola e a faculdade podem escolher livremente. Qualquer aluno que se interesse em discutir temas de relevância social, política, econômica, ou histórica encontrará um comitê que lhe interesse. Além de ser uma ferramenta de aprendizado acadêmico, os participantes desenvolvem habilidade como o trabalho em equipe, oratória, retórica, cooperação, diplomacia, respeito às diferentes opiniões, soluções de controvérsias em situação de pressão, a busca pelo consenso e, principalmente, tolerância.

História

Fundado em 2009 por alunos interessados em discutir questões políticas de maneira organizada, o SPMUN se tornou a maior simulação do Estado de São Paulo, a terceira maior do país desde 2013, e uma das maiores da América Latina. Inicialmente apenas para alunos de ensino médio, o evento cresceu e, na sua oitava edição, em 2017 abriu inscrições para alunos de ensino superior. Entre os cerca de 500 participantes anuais, número significativo são de fora do Estado e se deslocam até a cidade sede do evento, São Paulo, para simular durante os cinco dias de evento. Também é cada vez maior o número de estudantes de rede pública que participam de maneira gratuita do SPMUN desde 2014, em 2016 foram 60 vagas, 50% a mais que em anos anteriores.
Depois de já trabalhar de acordo com o regulamento instituído pela Universidade de Harvard, o SPMUN também foi um do primeiros modelos brasileiros a adotar o regulamento oficial da Organização das Nações Unidas, o modelo UN4MUN, em um movimento de aproximação cada vez maior do real funcionamento da ONU a fim de proporcionar aos participantes a melhor experiência possível.